BARATAS GERMANICAS




Denominações: Barata de cozinha, baratinha alemã, barata pequena, barata alemãzinha, francesinha, paulistinha etc.

Descrição: coloração marrom amarelada, duas manchas longitudinais escuras, finas e paralelas no pronoto. O tamanho médio de um adulto é de 16 mm.

Habitat: Preferência por locais quentes e que apresentem disponibilidade de água. Abrigam-se em lugares acanhados e que geralmente passam despercebidos aos nossos olhos - canaletas de fiação elétrica suspensas, motores, painéis elétricos, revestimentos de forros, equipamentos e paredes, frestas, fendas, azulejos quebrados, batentes de portas, armários e prateleiras de madeira, vãos, atrás e debaixo de pias e balcões e cavidades em geral.

Aspectos comportamentais e biológicos:

Diferentemente da barata-de-esgoto, a Blattella germanica carrega a ooteca no abdome até que esteja madura, depositando-a em um lugar abrigado próximo de uma fonte de alimento. Também ao contrário daquela, a B. germanica não tem capacidade de vôo.

Áreas onde ocorrem a manipulação e armazenagem de alimentos estão sujeitas a infestação pela B. germanica. Assim, embalagens de produtos são um eficiente mecanismo de dispersão da praga, uma vez que elas se alojam facilmente em pequenos espaços de caixas de papelão, sacos plásticos e outros materiais. É desta maneira que a barata alemã, assim como outras, pode se dispersar com facilidade para qualquer lugar do mundo, seja sua vizinhança, seja um outro país.

Ocorre a concentração de baratas alemãs na cozinha, sanitários e outras áreas onde haja alimento e umidade disponíveis.

Em nossas residências podemos facilmente criar "habitats" para esses pequenos insetos, através do acúmulo de jornais e livros de forma inapropriada, e acúmulo de lixo.

Número de ovos por fêmea: 260
Ciclo médio de vida (ovo adulto em dias): 50 - 300
Número de ovos por ooteca: 40 em média
Longevidade de adultos (dias): 150
Capacidade de vôo: não
Atração por luz: não
Capacidade de penetração em embalagens: sim
Substratos: onívoro (come de tudo)

Classificação biológica:

REINO: Animalia [reino animal]
FILO: Arthropoda [filo dos artrópodes]
CLASSE: Insecta [classe dos insetos]
ORDEM: Blattodea
FAMÍLIA: Blattellidae
GÊNERO: Blattella
ESPÉCIE: Blattella germanica


"PARA COMBATER É PRECISO CONHECER"

(12)3014-1012 ou (12)8147-4513

Comentários

Mais visualizada pestclean